Quem sou eu

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Casado,esposa SUELI Tenho 3 maravilhosos filhos. Sirvo ao Senhor, como Presbitero, na Igreja Evangélica Assembléia de Deus em LUCILA TOLEDO, Maceió Alagoas.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Influência Comportamental nos Relacionamentos





Começo esse artigo dando uma breve abordagem sobre meu posicionamento quanto à psicologia, o seu uso no aconselhamento bíblico, na igreja, em estudos bíblico, etc. Desde já, afirmo a minha posição de crer na Suficiência de Deus e Sua Palavra no processo de ensinar, corrigir, cuidar e tratar do pecador e do seu pecado, orientando-o espiritualmente no processo de santificação, o que temos chamado de “transformação a partir da mente”.
Creio na possibilidade de usar métodos, modelos e ferramentas “extra Bíblia” que podem ser instrumentos para promover um diagnostico, uma sondagem, um exame com informações da parte interior da pessoa. Entendo que essas ferramentas sejam úteis para um exame e não como remédio. A Palavra de Deus sim, é ferramenta para diagnosticar , prevenir e remediar o ser humano de forma integral “física, emocional, intelectual e espiritual” (Hebreus 4:122 Timóteo 3:16).
A ilustração abaixo é uma dessas ferramentas para um auto-exame, que revela um pouco das nossas características comportamentais (extraído do livro: “Porque agimos como agimos” Tim Lahaye). Note que esse guia de comportamentos já está em formato de exercício.

As consequências das nossas atitudes em nossos relacionamentos, sejam positivas ou negativas estão restritamente ligadas com o nosso temperamento, personalidade e caráter (Ilustração Abaixo). Portanto, um exame sincero e profundo e uma atitude ensinável geram um processo de maturidade pessoal e benefícios relacionais. E nesse processo, baseados no estudo bíblico, orientados pelo Espírito Santo vemos que a Bíblia reconhece que o individuo é formado com características de temperamento, personalidade e caráter, e ela (Bíblia) deixa claro que o caráter é determinante para a mudança de comportamento. Ou seja, não se muda temperamento e personalidade se não mudar o caráter.
Esse Exercício revela um diagnóstico comportamental. Na dimensão de temperamento e personalidade existem sinalizações quanto à tendência da pessoa ser Fleumática, Colérica, Sanguínea ou Melancólica. A Bíblia atua confirmando o diagnóstico e entrando como ferramenta de mudanças e transformações necessárias. É interessante perceber em Gálatas 5:19-24, e em algumas outras partes das Escrituras, que existem listas de características comportamentais. Listas essas que nos ajudam no processo de auto-exame e no trabalho de melhorias. Veja abaixo a ilustração com outro foco de exercícios. As listas de Gálatas e a do Guia (ilustração) não batem exatamente em relação aos termos (palavras), mas os princípios são os mesmos.

O que o gráfico do Tim Lahaye chama de ponto fraco, a Bíblia chama de obras da carne, e o que no gráfico é chamado de pontos fortes a Bíblia chama de fruto do Espírito.
Lembro-me bem de outra ilustração que nos ajuda a entender melhor a forma como Deus quer nos transformar de dentro pra fora. Uma árvore só dá bons frutos se estiver bem enraizada, em bom solo, recebendo os nutrientes necessários. Não é diferente entre os seres humanos. Nessa analogia, a árvore é a pessoa, os frutos são as suas atitudes (comportamento), e a raiz é o seu coração (caráter).
A psicologia por natureza concentra-se no comportamento, enquanto o ensino e o aconselhamento Bíblico têm como propósito tratar a raiz, ou seja, o caráter, onde naturalmente tratam-se os frutos (comportamento). Deus nos escolheu para sermos transformados segundo a imagem (caráter) de Cristo (Romanos 8:28-29). Caminhando com Cristo, em sua presença gloriosa somos transformados a sua imagem cada vez mais (2 Coríntios 3:18). Fomos chamados para não nos amoldar segundo o padrão deste mundo, mas para ser transformados “de dentro pra fora” para podermos vivermos dentro da vontade de Deus, e assim o glorificarmos (Romanos 12:21 Coríntios 10:31).
Como ouvi o professor Jairo Moreira citar uma frase de um pastor desconhecido “Viver com o Senhor no céu oh que Glória, conviver com os irmãos aqui na terra ah isso é outra história”. Tenho uma frase que me acompanha a um bom tempo, inspirada numa série de estudos em Filipenses que ministrei em 2010 em Franca, na Igreja Vida Nova: “O que determina minha reação não é a situação, mas o estado do meu coração”.
Normalmente somos influenciados pela ação ou reação das pessoas que convivem com agente em nossas redes de relacionamentos. E a nossa tendência é reagir mal, quando somos tratados mal. Só teremos uma boa comunicação entre nossos amigos, só teremos namoros sadios biblicamente, só veremos pessoas se perdoando, lidando com os conflitos de maneira bíblica, só veremos filhos obedecendo a seus pais no Senhor, só perceberemos que as redes sociais são instrumentos de testemunho e evangelização se Deus transformar nossas vidas.
Se Deus mudar o caráter do filho, do namorado, do internauta, do amigo, do pai, da mãe, do empregado, do cidadão, se Deus nos mudar teremos uma sociedade mais relacional, mais amigável, mais solidária. Só assim viveremos relacionamentos significativos, pertos de Deus, para a Glória d’Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aguarde que em breve estaremos respondendo