EDUCAÇÃO - COMO MELHORAR A ESCOLA BÍBLICA
DOMINICAL
O principal objetivo de todos os que amam e se esmeram no
laborioso ministério de ensino na igreja é que suas escolas dominicais cresçam
e se desenvolvam em todos os âmbitos, aspectos e sentidos. Porém, para que esse
objetivo seja de fato alcançado é imprescindível que se faça um sério e
eficiente planejamento. Nenhuma Escola Dominical crescerá de verdade sem um
cuidadoso e detalhado plano de ação e expansão.
Nesse afâ, muitos questionamentos
deverão ser feitos pelos líderes da Escola Dominical: O que fazer para criar
novos departamentos e / ou ampliar os já existentes? O que fazer para desdobrar
as classes, tornando-as interessantes e participativas? Como arranjar espaços
adequados para as salas de aula? Como redimensionar os espaços existentes? Como
administrar os recursos financeiros, técnicos e humanos em benefício da Escola
Dominical? Enfim, como melhorar a Escola Dominical?
I – Através de uma Eficiente Administração
1.
A administração
eficiente exige organização.
- Eleição de uma diretoria
- Seleção do corpo docente
- Criação de departamentos
- Divisão de Classes
- Classe de formação de professores
- Determinação do currículo
- Instalações e equipamentos adequados
- Mobiliário apropriado
- Cronograma anual de reuniões
- Material didático-pedagógico
- Programa de atividades extracurriculares
- Programa de treinamento e reciclagem para professores
- Programa de visitação
- Programa de expansão
- Instalação de Biblioteca
3. Como deve ser a organização
A organização da Escola Dominical deve ser simples e funcional, de acordo com a realidade de cada igreja. Não adianta, por exemplo, planejar a utilização de recursos tecnológicos avançados se a igreja não tem condições sequer de reunir os alunos em uma sala de aula. Nesse caso, em vez de trazer benefícios, o planejamento fora da realidade causará enorme frustação
4. Razões para a organização
a) Dividir e fixar
responsabilidades.
Etapas:
1. Consulta a Deus (Ne 1.4)
2. Pedir permissão ao rei ( Ne 2.5)
3. Levantamento de recursos ( Ne 2.8)
Orçamento: a) Recursos materiais (Ne 2.8 e 4.3)
b) Recursos humanos (Ne 3)
2. Pedir permissão ao rei ( Ne 2.5)
3. Levantamento de recursos ( Ne 2.8)
Orçamento: a) Recursos materiais (Ne 2.8 e 4.3)
b) Recursos humanos (Ne 3)
II – Através de uma Plano de
Crescimento
Certa ocasião, ouvi uma
entusiasmada declaração de um superintendente: “Estou satisfeito com a Escola
Dominical de minha igreja. Lá há poucos alunos, mas... de excelente qualidade:
são inteligentes, disciplinados e raramente faltam às aulas.” Esta declaração
seria positiva se não fosse um detalhe: aquele superintendente priorizava a
qualidade em detrimento da quantidade. Ter alunos interessados e participativos
é o desejo de todos os que labutam no ministério do ensino, mas o ideal é que a
Escola Dominical cresça em ambos os sentidos. A experiência nos mostra que as
escolas que estão sempre crescendo numericamente, geralmente são as que mais se
preocupam com a melhoria da qualidade do ensino. Há algumas décadas, era comum
o número de matriculados na Escola Dominical ser superior aos de membros da
igreja. O que podemos dizer de nossas escolas dominicais atualmente? Temos
crescido em quantidade? Quais os passos necessários para que a Escola Dominical
cresça em qualidade e numericamente?
1. Localizar a população alvo
Os líderes ou
dirigentes da Escola Dominical precisam saber quem são e onde se encontram os
alunos em potencial. Eis algumas preciosas fontes:
a) O rol de novos convertidos
Os novos convertidos são como crianças recém-nascidas e
precisam ser recepcionados e identificados imediatamente após a conversão. A
maioria das igrejas costuma arrolá-los na condição de congregados, mediante uma
“ficha de identificação”. Nesta ficha, encontram-se informações suficientes
para a localização, sondagem e conhecimento dos possíveis novos alunos da
Escola Dominical. Esse trabalho é extremamente importante, necessário e
urgente. Muitos se convertem e não retornam mais à igreja. Precisamos buscá-los
e incluí-los na classe de Discipulado.
Nossas igrejas estão
sempre cheias de visitantes: crentes e não crentes. São pessoas que, por
diversas razões, não são membros de nenhuma igreja. Geralmente estão ávidas a
matricularem-se na Escola Dominical. Aproveite a oportunidade e convide-as.
c) O rol de membros da igreja
O rol de membros é uma
fonte quase inesgotável. O ideal é que todos os membros da igreja fossem
matriculados na Escola Dominical. Isto deveria ser uma coisa comum! Como já
dissemos, o número de alunos na Escola Dominical deveria ser maior que o de
crentes no rol de membros da igreja. Recentemente a Casa Publicadora das
Assembléias de Deus publicou e distribuiu gratuitamente um livrete intitulado
“Todos na Escola Dominical – Cada crente um Aluno”. Este trabalho, que traz em
seu bojo várias ideias sobre como promover a Escola Dominical, teve por
finalidade uma mobilização nacional a fim de que todos os crentes sejam
matriculados na maior e melhor escola do mundo.
d) A comunidade ao redor da
igreja.
Faça um recenseamento.
Já que o departamento crescerá, seus administradores deverão pensar em que
direção ele irá crescer. Faça uma visita às familias e convide-as para visitar
a Escola Dominical. Organize uma classe para não crentes. O famoso evangelista
Dwight L. Moody converteu-se em função das aulas que recebia do Rev. Edward
Kimbal em sua classe de evangelização na Escola Dominical.
A matrícula está
instrisecamente ligada à presença real dos alunos na Escola Dominical. À medida
que a matrícula cresce, cresce também a assiduidade de modo que, para dobrar a
frequência, é necessário dobrar a matrícula. Geralmente, o número de alunos que
frequentam assiduamente as classes, corresponde à metade de número de alunos
matriculados. Isto significa que: Se, determinada Escola Dominical matricular
200 alunos, provavelmente 100 serão assíduos. Se o número de matriculados
aumentar para 300, o de presentes chegará a 150.
a) Que plano de matrícula a
Escola Dominical deve usar?
Há planos que são
contrários ao crescimento. Observe abaixo algumas atitudes negativas em relação
à matricula.
• Algumas Escolas exigem que o novo aluno assista a certa quantidade de aulas seguidas antes de matriculá-lo em alguma classe.
• Certas Escolas desligam qualquer pessoa matriculada que não assista às aulas com regularidade.
Estas atitudes são extremamente negativas para o crescimento da ED.
• Algumas Escolas exigem que o novo aluno assista a certa quantidade de aulas seguidas antes de matriculá-lo em alguma classe.
• Certas Escolas desligam qualquer pessoa matriculada que não assista às aulas com regularidade.
Estas atitudes são extremamente negativas para o crescimento da ED.
Podem ser considerados
como justos os motivos de morte, transferência para outra igreja, mudança de
endereço que impossibilite a assistência às aulas ou um pedido insistente da
parte do próprio aluno.
c) Quando se deve matricular um
novo aluno?
Imediatamente, se for o desejo dele. Não se deve criar
obstáculos para a efetivação de nenhuma matrícula.
3. Elaborar um programa de
visitação.
A visitação tem por
objetivo encorajar os alunos ausentes e reintegrá-los à
Escola Dominical e à vida cristã. Cada classe deverá ter sua própria comissão.
Todo Domingo, cada classe deve preparar uma lista de alunos ausentes e determinar quem do grupo os visitará durante a semana.
Todo Domingo, cada classe deve preparar uma lista de alunos ausentes e determinar quem do grupo os visitará durante a semana.
4. Ampliar as estruturas
a) Criar novos departamentos e
novas classes
Há professores que não
querem dividir suas classes, preferindo mantê-las enormes por pura vaidade.
Isto atrapalha o crescimento. Nesse caso é necessário dividir para multiplicar.
O ideal é que cada classe tenha entre 15 e 30 alunos, de acordo com faixa
etária. Segundo o Pastor Antonio Gilberto, as classes de intermediários deverão
ter no máximo 15 alunos; as de secundários em diante 30 alunos. O ideal são 25
alunos matriculados por classe, pois para efeito de ensino, quanto menor for o
grupo, melhor.
b) Providenciar espaço adequado
Não adianta matricular
novos alunos e formar novas classes se não existe espaço. Este é um dos
principais problemas que explicam o pouco crescimento na maioria das Escolas
Dominicais.
c) Redimensionar o espaço
disponível
Um estudo criterioso
apontará o espaço ocioso ou mal utilizado em sua igreja. Quem sabe aquele
quarto reservado aos entulhos e velharias não daria uma excelente sala de aula
para a classe maternal?
d) Aproveitar o espaço existente
nas casas próximas à igreja.
Muitos abnegados irmãos
moram próximo à igreja e, provavelmente, não se importariam em ceder algum
espaço de suas casas para a instalação da Escola Dominical.
e) Utilizar a estrutura das
escolas particulares e públicas
f) Realizar a Escola Dominical em
dois turnos.
Em algumas igrejas, as
escolas dominicais funcionam em dois turnos, uma pela manhã e outra à tarde. As
escolas seculares trabalham assim, porque não a igreja?
g) Construir mais
Igrejas que
disponibilizam espaço suficiente para o bom funcionamento de suas escolas
dominicais têm espaço para todas as suas necessidades. Uma vez que os trabalhos
na Escola Dominical são realizados somente aos domingos, suas instalações
estarão disponíveis para os demais departamentos durante toda a semana.
III . Através da Adoção de
Métodos Criativos
A Escola Dominical tende a esvaziar-se à medida que os
alunos percebem que as aulas são improdutivas, monótonas e desinteressantes.
Adotar e variar métodos criativos é o único meio de dirimir a questão da
evasão. Entretanto, é extremamente importante que o corpo docente saiba utilizar
eficientemente tais métodos.
Não devemos tornar nossos métodos tão rígidos a ponto de não admitirmos meios de comunicação mais práticos e flexíveis. Por exemplo, o método de preleção ou exposição, embora muito criticado, é o preferido, principalmente pelos professores adultos.
Neste método, o professor fala o tempo todo e às vezes responde a poucas perguntas. Dentre as desvantagens do uso exclusivo deste método, destacam-se duas: A primeira delas é a preleção que “centraliza o ensino na figura do professor, exigindo pouco ou nenhum preparo da lição por parte dos alunos”. A segunda, é que este método, de acordo com Antonio Tadeu Aires, em seu livro “Como Tornar o Ensino Eficaz”, CPAD, “não permite que o professor dê atenção especial a todos os alunos, obrigando-o, em alguns casos, a nivelar a aula, por mera suposição”.
Não devemos tornar nossos métodos tão rígidos a ponto de não admitirmos meios de comunicação mais práticos e flexíveis. Por exemplo, o método de preleção ou exposição, embora muito criticado, é o preferido, principalmente pelos professores adultos.
Neste método, o professor fala o tempo todo e às vezes responde a poucas perguntas. Dentre as desvantagens do uso exclusivo deste método, destacam-se duas: A primeira delas é a preleção que “centraliza o ensino na figura do professor, exigindo pouco ou nenhum preparo da lição por parte dos alunos”. A segunda, é que este método, de acordo com Antonio Tadeu Aires, em seu livro “Como Tornar o Ensino Eficaz”, CPAD, “não permite que o professor dê atenção especial a todos os alunos, obrigando-o, em alguns casos, a nivelar a aula, por mera suposição”.
É necessário
diversificar os métodos e adequá-los eficientemente às novas circunstâncias,ou
seja, mudar a maneira de comunicar uma verdade sem alterá-la.
Um dos maiores problemas do ensino nas escolas dominicais, atualmente, independente de faixa etária, é a inadequação dos métodos de ensino. Os métodos (quando são usados) são escolhidos sem objetivar o aluno e sua transformação de vida. O professor deve ser criterioso ao escolher o método que irá usar em sua classe. Cada situação específica requer um método apropriado. Devem ser avaliadas todas as vantagens e desvantagens antes de aplicá-lo.
Dentre os métodos e técnicas didáticas mais aplicáveis à realidade do ensino na Escola Dominical, podem ser destacados os seguintes: debates, painéis, dinâmicas, discussão em grupo, perguntas e respostas e dramatização.
Um dos maiores problemas do ensino nas escolas dominicais, atualmente, independente de faixa etária, é a inadequação dos métodos de ensino. Os métodos (quando são usados) são escolhidos sem objetivar o aluno e sua transformação de vida. O professor deve ser criterioso ao escolher o método que irá usar em sua classe. Cada situação específica requer um método apropriado. Devem ser avaliadas todas as vantagens e desvantagens antes de aplicá-lo.
Dentre os métodos e técnicas didáticas mais aplicáveis à realidade do ensino na Escola Dominical, podem ser destacados os seguintes: debates, painéis, dinâmicas, discussão em grupo, perguntas e respostas e dramatização.
IV – Através do Apoio Irrestrito
do Pastor
1. Comparecendo
2. Participando
Se a presença em si já é importante, que dirá a participação
ativa nas atividades do departamento.
3. Estimulando
Como líder, o pastor
assume a preponderante função de influenciar seus liderados. Sua palavra tem
peso suficiente para decidir e promover uma ação produtiva. Se ele disser de
púlpito que estudar a Bíblia é importante, todos se voltarão para esta
finalidade.
4. Incentivando seus auxiliares,
ministério e líderes de departamento.
É inadmissível que
evangelistas, presbíteros, diáconos e outros obreiros auxiliares do ministério
não estejam plenamente engajados no processo de ensino da igreja. Se os líderes
não valorizarem a Escola Dominical, que exemplo ficará para os liderados?
5. Investindo na Escola Dominical
a) Recursos financeiros
Deve a igreja destinar uma verba regular a fim de que a
Escola Dominical possa funcionar sem atropelos e improvisações.
b) Recursos humanos
Compreende a reciclagem periódica do superintendente e
professores.
c) Recursos técnicos
Aquisição de material
didático, mobília adequada e salas pedagogicamente planejadas. Observe abaixo
alguns comportamentos negativos que não devem ser copiados pelos líderes que
priorizam o ensino na igreja:
• Permitir
atividades paralelas durante o funcionamento da Escola Dominical (Atividades
administrativas, tesouraria, serviço de som, afinação de instrumentos musicais,
aconselhamento pastoral etc.)
• Não investir, ou
investir insuficientemente na área de educação. A principal parcela do
orçamento da igreja sempre é dirigida a outras áreas em detrimento da
educacional.
Conclusão
Todo o trabalho
da Escola Dominical deve passar por uma avaliação periódica. Deve-se objetivar
o padrão de excelência. Como buscar esse padrão de excelência? Comparando o
presente progresso ( os resultados) com os alvos e objetivos previstos. A
partir daí, você vais descobrir a possibilidade de melhorar e aperfeiçoar seu
planejamento.
Fonte:
TULER, Marcos. Manual do Professor de Escola Dominical.3ª edição. 2003.CPAD
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