Quem sou eu

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Casado,esposa SUELI Tenho 3 maravilhosos filhos. Sirvo ao Senhor, como Presbitero, na Igreja Evangélica Assembléia de Deus em LUCILA TOLEDO, Maceió Alagoas.

terça-feira, 29 de maio de 2012

O caráter de Cristo na vida do líder


O caráter de Cristo na vida do líder 

O que é caráter

O caráter de Cristo na vida do líder - Parte 1
Texto: “Mas, bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai.” (Filipenses 2:22)

Verdade Central: O que o líder constrói através dos seus dons e talentos pode ser destruído se for edificado com mau caratismo.

Introdução: Como filhos de Deus, precisamos buscar absorver o caráter de Cristo em nossas vidas, família, liderança, ministério e, em tudo que fizermos, devemos resplandecer o caráter ensinado por Jesus.


O que é caráter 

Caráter é a soma de todas as influências positivas e negativas aprendidas na vida de uma pessoa. O caráter se manifesta através de valores, motivações, atitudes, sentimentos e ações.

Caráter é o mesmo que marca; caráter é uma marca impressa em nós. Se o caráter é uma marca impressa em nós, unção misturada a um caráter tortuoso é uma catástrofe. Nós, discípulos de Jesus, líderes de avivamento, precisamos do caráter do Mestre em nosso caráter.


O caráter da Igreja 

O caráter da Igreja é a nossa imagem. Em Hebreus 1:3, está escrito: “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.”

O nosso caráter, o caráter da Igreja, significa a nossa imagem. E isso é muito sério, afinal, qual é a imagem que o mundo está vendo através de nós, através da nossa liderança? Devemos cuidar do nosso caráter, porque ele determina a imagem que estamos apresentando às demais pessoas.

Em Gálatas 4:19, o Apóstolo Paulo diz: “Meus filinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós.” Paulo diz que sofreu dores de parto até que o caráter de Cristo fosse formato nos cristãos da Galácia.

Logo no início da Bíblia, em Gênesis 1:26 Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.”

A palavra imagem não se refere a uma atitude física, refere-se a permanecermos com a natureza de Deus, com uma natureza que reflita a natureza do caráter de Cristo, o Seu Filho. Jesus derrama o caráter dEle em cada um de nós.

Como cristãos, devemos seguir os passos de Jesus; esse é o nosso dever. “O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.” Nós devemos desejar uma posição de liderança que seja igual a Cristo, almejar nos parecer com Ele deve ser nossa meta, objetivo. Não podemos liderar vidas com um caráter tortuoso.

Nossa forma de tratar as pessoas deve se assemelhar à forma de tratar do Mestre. Temos que pensar: Se Jesus estivesse aqui, como Ele agiria para resolver tal situação?

Não podemos agir de acordo com os nossos pensamentos e vontades, se eles não estão em linha com a Palavra. Deus acredita em nós, no nosso potencial e Ele espera de nós uma atitude condigna com a confiança que foi depositada em nossas vidas.

Que bom é saber que Deus continuará investindo em nós porque crê em nosso potencial de liderança. Ele sabe que todo esse investimento trará benefício para o Reino, porque vivemos para Ele e por Ele. Ele trabalhará em nosso caráter até sermos líderes que têm a mesma postura que o Senhor teve, até que manifestemos o mesmo Fruto do Espírito que Ele manifestou. Jesus quer que sejamos como Ele é.

O propósito de Deus na sua vida é fazer de você um líder de honra, um vaso para honra, pois Ele esquadrinha o nosso coração para saber se é reto diante da Sua presença, conforme descrito em Jeremias 17:1-10.


Suas atitudes devem se parecer com as de Jesus 

Nosso caráter é formado através do processo de aprendizagem, através do meio em que vivemos e das pessoas com as quais nos relacionamos. Aprendemos quando mergulhamos na Palavra de Deus, pois a Palavra é a tônica da verdade de Deus para nós.

A Bíblia diz que Aquele que começou a boa obra em nós, há de aperfeiçoá-la até a vinda de Cristo Jesus. Jesus é a Primícia e nós somos a totalidade. Se Ele como Primícia deu exemplo em tudo, nós que somos a totalidade dEle podemos fazer ainda mais, andando em obediência.

Obediência é um empreendimento para a vida inteira. Devemos aprender a obedecer se quisermos ter uma vida transformada e próspera na terra. “Se quiserdes, e me ouvirdes (obedecerdes), comereis o melhor desta terra.” (Isaías 1:19). Isso significa que se quisermos e obedecermos, nosso caráter pode ser transformado, moldado através da Palavra de Deus e de um discipulador, um líder que nos acompanhe de perto, que invista em nós.

No estudo da semana que vem, aprenderemos sobre como podemos expressar o nosso caráter através do Pensamento, Estilo de vida e Conduta.

 O caráter de Cristo na vida do líder - Parte 2


Nesta parte do estudo, aprenderemos sobre três formas que existem para expressar o caráter: Pensamento, Estilo de Vida e Conduta. Deixamos claro, porém, que existem muitas outras, mas abordaremos apenas essas três.


1. O PENSAMENTO

“Quanto ao mais irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se há virtude e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)

No que você tem pensado? Nossos pensamentos podem determinar nossas atitudes. A Bíblia nos instrui a pensar no que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável... Não podemos ter pensamentos contrários à Palavra, pensamentos que nos desestruturem. Precisamos ser homens e mulheres resolvidos para sermos conquistadores. Não podemos liderar de qualquer jeito, precisamos do caráter de Cristo em nós.

De acordo com o pensamento hebraico, a mente é a sede de entender a sabedoria. Por isso, em Romanos 12:1,2, Paulo pede que renovemos a nossa mente na Palavra de Deus.

É muito importante que você, líder, reflita sobre sua escala de valores, por exemplo, sobre o que tem sido prioridade na sua vida, a que e a quem você tem dedicado seus primeiros pensamentos.

Você pode ter conceitos formados dentro de você que não são corretos com as doutrinas bíblicas e isso pode atrapalhar seu processo de crescimento, levando-o a pensar o que não agrada a Deus nem a você mesmo.

Não construa suas bases em cima de hábitos errados, costumes velhos, fábulas. O que você aprende hoje será o que você ensinará a outros amanhã. E Deus não escolheu você para ensinar e liderar de qualquer jeito. A Bíblia diz que aquele que ensina deve esmerar-se em fazê-lo (Romanos 12:7).

Seus pensamentos também refletirão seriamente na sua linguagem. Tito 2 nos alerta que a linguagem do verdadeiro cristão deve ser irrepreensível. Por isso, é tão importante gestar pensamentos sempre em linha com a Palavra de Deus.


2. ESTILO DE VIDA 

Você sabe qual é o seu estilo de vida? Como você tem vivido? Se você é líder, seu estilo de vida deve refletir que você nasceu de novo. O desenvolvimento do seu caráter deve estar pautado por disciplinas saudáveis.

Há líderes que têm um estilo de vida muito desregrado para tudo e para todos. Não se cuidam, vivem avexados, em tudo que fazem são indisciplinadas, são espalhafatosos, barulhentos, briguentos, atrasados nos seus afazeres e compromissos, rebeldes... É melhor pararmos por aqui.

Você já parou para pensar em como as pessoas o conhecem? Será que é por um estilo de vida desejável? Ou será que quando as pessoas pensam em você, no seu estilo de liderar, desejam não ter e ser, nem de longe, o seu estilo de vida e de liderança? É bom você refletir! Verdade é que não vamos agradar a todos, mas não agradar ninguém, aí já é demais.

Você pode mudar seu estilo de vida através de um caráter transformado que remove hábitos velhos para dar lugar a hábitos novos, como aprender a ser pontual, a não falar mal dos irmãos, a não ser tão espalhafatoso, deixar de ser briguento, resolver, de uma vez por todas, abandonar a rebeldia...

Aprenda que o seu estilo de vida pode transformar uma geração. Um caráter segundo a natureza de Deus é tão importante para o nosso mundo, porque a maioria das pessoas tem muitas atitudes erradas que as levam a ter um estilo de vida totalmente desregrado.


3. CONDUTA 

Nossa conduta envolve tudo o que fazemos, falamos, sentimos, esperamos e imaginamos. Manifestamos nossa conduta, nosso comportamento, quando nos relacionamos com outras pessoas.

Tiago nos adverte que devemos ser tardios para nos irar e para falar, mas estar sempre prontos a ouvir (Tiago 1:19), o que significa que nossa conduta deve ser moderada, com disposição para não ser dada à ira e a falatórios vãos que não edificam.

Como líderes modelos que Deus quer que sejamos, com um caráter irrepreensível, precisamos buscar ser transformados pelo Senhor na nossa forma de pensar, em nosso estilo de vida e também na conduta. Não podemos andar de qualquer forma.

Necessitamos ter um caráter aprovado, tratável, aberto ao ensinamento, ao aprendizado. Porque o caráter do Reino deve ser o caráter da Igreja e nós somos a Igreja de Cristo, que Ele virá buscar, a Noiva sem mácula.

Ter o caráter do Reino é a única forma de ser cidadão do Reino. E alcançamos esse caráter através de uma vida de santidade. A santidade descreve o caráter de Deus e o código da conduta de Cristo.

FONTE: http://igrejas.noivadecristo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aguarde que em breve estaremos respondendo