Escola
Dominical - Gestor Tradicional x Novo Gestor
Autoritário. Esta palavra resume a
postura de um gestor de ED que encarna a autoridade e a função de chefe na
perspectiva tradicional. Tal gestor, geralmente é retrógrado e perpetuador da
tradição. Sua liderança se baseia apenas no cargo e na autoridade que este lhe
concede. Espera-se do Novo Gestor de ED, alguém que faça as coisas acontecerem
através dos outros, sem precisar usar sempre o sistema de imposição. Ele é um
líder facilitador.
2. Postura no trabalho
A Gestão
Tradicional valoriza a burocracia e os regulamentos. Não ousa, não inova, não
cria. É reprodutora de idéias sem a mínima criticidade. Neste tipo de gestão as
regras e normas existem para serem cumpridas de forma absoluta e indiscutível.
Na Nova Gestão, a inovação, a administração por projetos e a criticidade ganham
espaço, tornando possível desta maneira a ED se contextualizar dentro da nova
realidade pós-moderna, sem, contudo se secularizar.
3.
Uso da responsabilidade
O Gestor
Tradicional é extremamente centralizador. Por sentir-se o único responsável
pela ED, não distribui tarefas nem gosta de trabalhar em equipe. Acaba
acumulando muito serviço e tornando-se um empecilho para o avanço das
atividades. Tem medo que o serviço seja mal feito pelos outros. O Novo Gestor
coordena trabalhos em equipe. Sempre está em busca de novos talentos, de pessoas
que possam cooperar no planejamento, organização, direção e controle das
tarefas. Ele divide as responsabilidades, e dá suporte para os seus liderados.
4.
Tomada de decisão
O Gestor
Tradicional de ED decide só. Não escuta ninguém, não considera opiniões e
ponderações, é absoluto, dono do poder. Só ele sabe, entende, conhece e está
certo. Na Nova Gestão, a decisão é compartilhada. Os liderados (vice-dirigente,
secretária, professores e docentes) são incentivados a trazer para as reuniões
sugestões, idéias, observações. Todos são ouvidos. A discussão é aberta e
franca. O que prevalece não é de onde quem as idéias partem, mas sim, a
qualidade e funcionalidade das mesmas. Ele é um facilitador da decisão do
grupo, sem com isso perder a autoridade e a liderança.
5.
Desenvolvimento de recursos humanos
O Gestor
Tradicional de ED não investe no desenvolvimento dos liderados. Não investe na
formação continuada dos professores. As coisas antecedem as pessoas. Não
percebe nos indivíduos o grande patrimônio da escola. O Novo Gestor de ED tem
como prioridade a criação de condições para estudos e aperfeiçoamento de seu
pessoal. Ele é um incentivador de projetos de recursos humanos. Fica feliz
quando percebe as pessoas felizes e realizadas.
6.
Consciência da missão institucional
Na perspectiva
tradicional, o Gestor de ED é um mero determinador de propósitos e metas. Ao
contrário deste, o Novo Gestor de ED é agente promotor e incentivador de
encontros coletivos para a reavaliação do papel da ED, onde todos são
envolvidos. O plano político-pedagógico é construído a partir da participação
democrática daqueles que fazem a ED, sempre se buscando em oração a vontade e
direção de Deus.
Conclusão
Pode-se perceber na análise acima,
que muitos dos atuais gestores de ED estão presos nas amarras da Gestão
Tradicional, do tipo “eu aprendi assim, vou viver assim, vou morrer assim,
sempre…”, não conseguindo desta maneira, cooperar na construção de uma ED que
possa atender as reais necessidades dos seus alunos e enfrentar os desafios da
sociedade do conhecimento.
É urgente uma
mudança de mentalidade, uma tomada de consciência que só virá com a exposição
clara do quadro caótico que se vivencia em nossas ED’s.
Não precisamos de
investimentos apenas em estruturas ou em recursos tecnológicos. É preciso
investir no treinamento, na capacitação, na formação continuada dos gestores,
pessoal de secretaria e docentes. Mudar a aparência externa das escolas e
investir nas coisas, sem mudar a mentalidade dos gestores e investir nas
pessoas, é pura maquiagem, é mera hipocrisia, fruto de um sistema de
educacional cristão falido e obsoleto, que em nada contribui para o crescimento
do Reino e para a maturidade espiritual dos seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
aguarde que em breve estaremos respondendo