A Família e a Televisão
Não se pode, hoje, ignorar a presença da TV no
interior das nossas casas. Faz parte do mobiliário, faz parte do que existe
dentro dos nossos lares; penetra na intimidade da vida de cada um – informando,
distraindo ou prestando serviços.
A televisão pode ser muito valiosa quando traz
novidades na vida cultural, artística, acontecimentos mundiais, fenômenos
atmosféricos, descobertas científicas, etc.
A televisão é um excelente meio de informar, formar
e distrair.
Informar: não há dúvida de que é um excelente meio de informar, consideradas as suas possibilidades de comunicação; de fato, o seu alcance como fonte de informação é infinita e pode trazer o mundo inteiro para dentro de nossas casas.
Informar: não há dúvida de que é um excelente meio de informar, consideradas as suas possibilidades de comunicação; de fato, o seu alcance como fonte de informação é infinita e pode trazer o mundo inteiro para dentro de nossas casas.
Com a sua imagem, colorido e força, desperta em
todos – adultos, crianças, velhos, moços, de todas as raças, posição social e
poder aquisitivo – uma atração inegável, diria até quase irresistível.
Podemos ver que os comerciais, as novelas, os ditos
e expressões de artistas, apresentadores, comediantes ou jornalistas acabam por
transformar-se na nossa própria bagagem informativa, para depois influir sobre
o nosso modo de ser, de falar, de agir, de comportar, de vestir, de sentir, de
viver, etc.
Formar: o papel que a televisão exerce é de mais deformar do que formar, pois corremos o risco de sermos manipulados e nos tornamos meros repetidores de seus programas e conceitos. Para tudo isso faz-se necessário escolher adequadamente a programação que se pretende assistir.
Formar: o papel que a televisão exerce é de mais deformar do que formar, pois corremos o risco de sermos manipulados e nos tornamos meros repetidores de seus programas e conceitos. Para tudo isso faz-se necessário escolher adequadamente a programação que se pretende assistir.
Distrair: a televisão
possui o papel de distração desde que a pessoa não se entregue, ao usá-la, à
passividade, preguiça e alienação.
ASPECTOS
NEGATIVOS DA TELEVISÃO
A televisão é um entretenimento ao qual mais tempo
dedicam os filhos e também os pais. É um bom meio para adquirir conhecimentos e
para divertir-se, mas seu abuso tem efeitos muito negativos:
• Empregar um tempo desproporcionado para ver
televisão prejudicará o rendimento escolar e será um empecilho para a formação
da capacidade crítica, reflexiva e criativa dos filhos.
• O uso da televisão como recurso fácil para que os
filhos não incomodem em casa tem conseqüências muito negativas – fomenta a
passividade, impede o desenvolvimento da criatividade, facilita a assimilação
de contra-valores (violência, infidelidade, egoísmo, poder acima de tudo,...)
que nada têm a ver com a formação que procuramos para nossos filhos.
• A televisão pode chegar a obcecar nossos filhos e
encadeá-los durante horas ao aparelho, escravizando-os como uma droga que cria
dependência: a “teleadicção”. O “teleadicto” é uma criança que perde a vontade,
personalidade e ânimo para a vida; em suma, está perdendo sua liberdade. Quando
se usa deste modo, a televisão impede a leitura e reduz o tempo dedicado aos
jogos, a permanência ao ar livre, a atenção às tarefas escolares, ao sono...
• Os anúncios têm o papel de orientar a vontade
para a compra ou o consumo de um determinado produto, e normalmente se baseiam
em emoções que levam a pessoa a não pensar e agir por impulso.
• A violência e a pornografia se fazem cada vez
mais presentes com conseqüências dramáticas, porque manipulam, reduzem o ser
humano à condição de objeto, de meio para satisfação de interesses não
convencionais, não partilháveis. Ambas podem “paralisar progressivamente a
sensibilidade, afogando o sentido moral dos indivíduos a ponto de os tornar
moral e pessoalmente indiferentes aos direitos e a dignidade dos outros;
favorecem preocupações doentias nos terrenos da imaginação e do comportamento;
podem interferir no desenvolvimento moral da pessoa, no amadurecimento das
relações humanas sadias e adultas, especialmente no matrimônio e na família;
põe em dúvida o caráter familiar da sexualidade humana autêntica e conduzem ao
desprezo pelos outros, porque os consideram objetos em vez de pessoas”.
• A violência e a pornografia produzem riscos no
cotidiano principalmente sobre as crianças, embora os malefícios sejam
inegavelmente maiores quanto menos idade tiverem os telespectadores.
• A televisão e os meios de comunicação em geral
acabam enfatizando lideranças negativas, como o jogador de futebol agressivo, o
traficante de drogas, os pais que morrem de rir com as grosserias de programas
como “Casseta e Planeta”, “Ratinho”, etc., músicas de sentido dúbio ou
declaradamente a favor de drogas e linguagem pornográfica.
• O sexo extraconjugal é retratado cerca de oito
vezes mais freqüente que o sexo entre cônjuges. Insistem os produtores de TV em
desrespeitar a honestidade do matrimônio e atentar contra a fidelidade do casal
e contra os deveres para com os filhos... todos percebem a brutalidade dos
ataques à família inseridos nos enredos das novelas e nas propagandas
comerciais: ciúme, inveja, força do instinto, diálogos chulos e espetáculos
chocantes. O sexo e o prazer também são atrativos e o nível de sua
permissividade está em consonância com seus valores morais e éticos.
VANTAGENS DA
TELEVISÃO
• Enriquecer o vocabulário;
• Enriquecer a vida familiar, aproximar seus
membros, promover a solidariedade com outras famílias que selecionam os
programas e a eles assistem juntos aumentando a coesão de seus membros;
• Proporcionar temas para discutir em família o que
se viu, analisar conteúdos, compreender e avaliar valores éticos veiculados por
papéis e atitudes dos protagonistas, etc., desenvolvendo assim a capacidade
crítica;
• Fomentar a curiosidade e o desejo de informações
complementares da realidade em movimento que se contempla;
• Transmite uma realidade animada que desperta a
curiosidade e suscita o desejo de uma informação complementar;
• Torna-se benéfica para pessoas acamadas, que por
quaisquer circunstâncias, se encontrem, temporariamente ou definitivamente
recolhidas em seu lar ou num leito. E para pessoas que moram em regiões
distantes desprovidas de outros meios de acesso e comunicação, através da
televisão pode-se ajudá-los a adquirir bons hábitos;
• Na área da educação a televisão promove aulas e
cursos, habilitando inúmeras pessoas a encontrar o seu lugar útil e produtivo
na sociedade.
TELEVISÃO:
DOMADA, ALIADA E AMIGA DA FAMÍLIA
“A família é o microcosmo da sociedade. Uma família
na qual as crianças podem fazer quase tudo significa preparar uma sociedade na
qual quase tudo é possível. Uma família desordenada significa uma sociedade
caótica. Uma família cheia de ódio equivale a uma sociedade de pessoas que se
odeiam. Uma família que está a ponto de se romper dá lugar a uma sociedade
prestes a desmoronar...” – Gordon Taylor
Nossa preocupação é oferecer às famílias meios
simples e tão práticos quanto possível de uma avaliação em âmbito familiar
mesmo, de como anda o nosso relacionamento cotidiano com este instrumento que
nos pode ser de muita utilidade ou nos causar muito dano. A proposta é ajudar,
na medida do possível, que pais e educadores tenham ao seu alcance providências
serenas a tomar diante do que, na mídia, consideram inconveniente e/ou
inoportuno, prejudicial ou até nocivo para os filhos. O importante é fazer
desse instrumento nosso aliado.
Na família aprende-se o que são valores, virtudes,
e como vive-los, a partir do exemplo dos pais. Na família forma-se a
consciência, educam-se a inteligência e a vontade através do exercício contínuo
do bem-ser (amor, carinho, segurança, limites, proteção, confiança, respeito,
oportunidades, formação de hábitos, convivência, coerência, ...) e do bem-estar
(as necessidades básicas do ser humano – alimento, moradia, vestuário, estudos,
serviços de saúde, lazer,... tantas !).
COMO
UTILIZAR A TELEVISÃO A NOSSO FAVOR
Hoje em dia temos a possibilidade de conhecer a
programação básica das emissoras de TV. Portanto, é direito e dever dos pais
conhecer essa programação e selecioná-la com os filhos e para eles, porque é
importante que a família como um todo saiba o que existe e as crianças aprendam
com os pais a ter critérios ensinados e exercidos em casa, sobre aquilo a que
se deve ou não assistir nos programas de televisão, e por quê.
Isso se torna uma ótima oportunidade de educar para
o senso crítico assistindo juntos a novelas (se for inevitável) e filmes,
aproveitando os intervalos para perguntar, por exemplo “Quais os valores desses
personagens ? Honestidade, caráter ? Quais os contra-valores ?”. E, sem
descuidar a ocasião transmitir-lhe ensinamentos como: “as cenas que vemos nas
novelas muitas vezes estão em contradição com os valores que procuramos viver
aqui em casa, por esta e aquela razão”... Vamos assim formando critérios nos
filhos que saberão ver, julgar sem paixão e agir conseqüentemente.
Assim, uma boa dica para a família é que a
programação assistida por todos em casa deva ser comentada, avaliada,
discutida, aprendida: sim, não, por quê. Isto é educar!
Todos desejamos qualidade – e qualidade “total” –
em nossas vidas. Por esta razão, devemos arregaçar as mangas, procurar reagir
para que nossos filhos se conscientizem do melhor uso da televisão.
VAMOS
COMEÇAR ? COMO ?
• Não ter um aparelho em cada quarto, mas apenas na
sala.
• Nunca utilizar a televisão como babá eletrônica,
pois ela não dialoga, não sorri, não responde, não tem calor; limita-se a estar
aí, fria e azulada...
• Não fazer as refeições com a televisão ligada nem
diante dela: necessitamos favorecer uma digestão saudável e saborear os
alimentos, e não, simplesmente, introduzir “nutrientes” pelo tubo digestivo
como se fôssemos tubos de ensaio...
• Não relacionar a televisão com a alimentação, com
petiscos e guloseimas, com posturas incorretas numa sala muito escura, numa
posição muito próxima do aparelho, etc. ..., pois tudo isso favorece a
instalação de maus hábitos alimentares, digestivos e posturais.
• Desencorajar que se estude ou se faça os deveres
da escola com a televisão ligada. Aliás, assistir televisão antes ou depois dos
estudos atrapalha a assimilação e concentração nos mesmos, segundo estudos
realizados nos E.U.A.
• Evitar privar os filhos de assistir à televisão
como um castigo, pois isso equivale a valorizá-la além do devido...
• Não praticar o zapping (ficar clicando os canais
para ver o que está passando em cada um), mas selecionar antes a programação a
que se vai assistir; estabelecer horários e depois, ajudar e ensinar as
crianças a escolher programas adequados, não manuseando sem sentido, ao acaso,
o seletor de canais ou controle remoto.
• Proporcionar habitualmente programas alternativos
à televisão, passeios, excursões, jogos, brincadeiras, artes, musica, desenhos,
leituras, visitar famílias amigas, estimular os filhos a praticar a
solidariedade, fazer companhia às pessoas, dar aos filhos tarefas, encargos
domésticos adequados à maneira de ser, aos temperamentos, idades, aptidões, e
valorizá-los por isso.
• Optar por desenhos e filmes gravados em vídeos,
previamente vistos pelos pais, pois 50% dos desenhos animados não são
recomendáveis. Seu conteúdo é rico em violência de luzes, sons, imagens e
diálogos.
http://www.portaldafamilia.org
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