Quem sou eu

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Casado,esposa SUELI Tenho 3 maravilhosos filhos. Sirvo ao Senhor, como Presbitero, na Igreja Evangélica Assembléia de Deus em LUCILA TOLEDO, Maceió Alagoas.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Inferno — Significado Bíblico

Inferno — Significado Bíblico

Qual o significado bíblico de “inferno”? Na Bíblia, INFERNO é o castigo retributivo final de Deus. As Escrituras desenvolve progressivamente esse destino dos ímpios: o Antigo Testamento descreve o quadro, enquanto o Novo Testamento elabora sobre ele. Jesus Cristo, porém, é mais responsável por definir o inferno.

1. O Antigo Testamento.

No Antigo Testamento, Seol denota a morada dos mortos; as almas conscientes enfrentam uma existência sombria nesta “terra do esquecimento” (Jó 10:21, Salmo 88:12; Eclesiastes 9:10; Isa 14:10). Uma vez que a morte não é uma ocorrência natural, mas relacionada às questões da Queda, o Antigo Testamento espera confiante na demonstração de Deus de seu senhorio sobre a sepultura, levantando os justos para a vida (Gn 2-3; Salmo 16:10; 49:15; Isa 25: 8; Oséias 13:14). Enquanto a realeza de Deus também tem implicações para os ímpios, aqui o Antigo Testamento é mais reservado. O Antigo Testamento raramente sugere uma ressurreiçãocorporal para os ímpios (Dan 12:2), um julgamento final e retribuição de más obras (Salmo 21:10; 140:10; Mal 4:1-2). No entanto, o destino desprezível e horrível dos ímpios, irremediavelmente isolado do justo, é claro (Salmo 09:17; 34:15-16).

2. O período intertestamentário.

literatura intertestamental construiu cenários divergentes para os ímpios mortos, incluindo a aniquilação (4 Esdras 7:61; 2 Apoc 82:3 ss Bar; 1. Enoch 48:9; 99:12;. 1QS iv 11-14) e tormento sem fim (Jub 36:11; 1 Enoque 27:1-3; 103:8; T Gad 7:5). O Sheolfreqüentemente se tornou um local provisório para os mortos, distinto do lugar de punição final (1 Enoque 18:9-16; 51:1). Essa punição final foi geralmente localizado em um vale ao sul de Jerusalém, conhecido em hebraico como Gen Hinom ou o Vale de Hinom (2 Apoc 59:10 Bar, 4 Esdras 7:36), e em grego como gehenna [gevenna] (2 Esd 2:29). Este vale tem uma longa história como um lugar de infâmia. Notorious pelos sacrifícios de crianças oferecidos a Moloque durante os reinados de Acaz e Manassés (2 Reis 16:3, 2 Crônicas 28:3; 33:6, Jr 7:31-34; 19:6), este vale foi ainda mais profanados quando Josias usou como lixão de Jerusalém (2 Reis 23:10) e foi profetizado como o lugar do juízo futuro de Deus (Is 30:33; 66:24, Jr 7:31-32). Enquanto alguns escritos intertestamental igualam o inferno com o “lago de fogo” neste “vale maldito” de Hinom (1 Enoque 90:26, 27; 54:1, 2), outros usam para designar um lugar no submundo (Sib Ou 4:1184-86).

Além disso, os cenários respectivos para os ímpios, se aniquilação ou o tormento eterno, moldavam as imagens de julgamento de Deus. Por exemplo, às vezes o fogo consome os ímpios (1 Enoque 99:12); em outros textos fogo e vermes atormentavam a vítima a uma existência inútil (Judite 16:17).

3. O Novo Testamento.

No Novo Testamento o inferno é o lugar onde o réprobo existe após a ressurreição do Hades e o julgamento final. Neste lago de fogo Deus castiga os ímpios, junto com Satanás e seus sequazes (Mt 25:41), pondo fim a formas livres do mal.


Gehenna [gevenna] é o termo padrão para o inferno no Novo Testamento. Frases relacionadas incluem “castigo do fogo eterno” (Judas 7), “lago de fogo” (Ap 19:29; 20:14-15). “Juízo”, e versões em Inglês, ocasionalmente, traduzir hades (esp. Lucas 16:23) e tartaroo (2 Pe 2:4) como o inferno. No entanto, estes termos aparecem para designar o estado intermediário, e não o destino final dos ímpios.

Jesus diz mais sobre o inferno do que qualquer outra figura bíblica. Suas advertências do julgamento escatológico são generosamente coloridas com as imagens do inferno (Mt 5:22; 7:19; 8:12;. Lucas 13:28-30 par; Matt 10:15, 28; 11:22, 24; 18:8-9;. par Mark 9:43-49; Lucas 17.26-29, João 15:6). Ele retrata esse julgamento futuro através de fotos da destruição de Sodoma (Lucas 17:29-30): fogo, fogo e enxofre, e uma fornalha ardente (Gen 19:24-25). Estas imagens do julgamento de Deus estavam bem estabelecidos no Antigo Testamento e literatura intertestamental. Representações importantes do inferno também estão presentes nas parábolas de Jesus, incluindo o joio (Mt 13:40-42), o líquido (Matt 13:50), a grande ceia (Mt 22:13), o servo bom e do servo mau (Mt 24:51;. Lucas 12:46-47 par), os talentos (Mateus 25:30), e do juízo final (Mt 25:46). Aqui “choro e ranger de dentes” (Mt 13:50; 24:51; 25:30) e “trevas” (Mt 22:13; 25:30) são a chave de frases descritivas.

A concepção do Novo Testamento sobre o Inferno não passa além das palavras de Jesus. As seguintes características mostram os traços essenciais:

1. Os pecadores ocuparão o inferno. Enquanto Deus nos criou para uma relação amorosa com ele, na Queda a humanidade se rebelou. O juízo de Deus cai sobre todos os pecadores, a menos que tenham fé em Jesus. Depois do estado provisório de Hades e o julgamento final, a ira de Deus culmina no inferno. De acordo com o Novo Testamento, os objetos da ira de Deus está sobre a hipócritas (Matt 23:33) e aqueles que falham em ajudar os pobres (Mt 25:31-46, Lucas 16:19-31) ao vil e assassinos (Rev 21:8).

Alguns argumentam que apenas um repúdio explícito de Jesus atrai a ira eterna de Deus, fazendo referência lu 12:8-9. No entanto, Jesus diz: “o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19:10). Em outras palavras, ele veio oferecer a graça de um mundo que foi “condenado já” (João 3:17-18). Uma vez que o inferno não é um dispositivo elétrico natural da criação, mas resulta da Queda e é o destino dos maus, o Novo Testamento, ocasionalmente, personifica o inferno como as forças demoníacas por trás dopecado. A língua é em si pecaminosa e é “incendiada pelo inferno” (Tiago 3:6). Da mesma forma, Jesus rotula os fariseus de “filhos do inferno”, identificando a raiz da sua hipocrisia (Mt 23:15).

2. O inferno existe para a recompensa e retribuição de más ações. O inferno é o lugar do julgamento final de Deus. Aqui, Deus, nosso Rei e Juiz Supremo, finalmente corrige injustiças através de sua ira retributiva. Aqui os condenados serão pagos de volta para o mal que fizeram (Mt 16:27, Lucas 12:47-48; 2 Pedro 2:13, Judas 15 Apocalipse 14:9-11). Ira não é a conseqüência natural das escolhas mal em um universo moral ou má compreensão do pecador do amor de Deus. Em vez disso, como o uso de Paulo mostra, a ira é uma emoção ou sentimento na Divindade, e, portanto, a ação pessoal de Deus (Rm 1:18-32). Extrinsecamente por impor condições penais sobre o pecador, Deus corrige erros e restabelece seu governo justo (Mt 25,31-46; Rom 0:19; 1 Cor 15:24-25; 2 Col 5:10).

3. O inferno é um lugar final da escravidão e do isolamento dos justos. Após a ressurreição e o julgamento final, o Hades e até mesmo os maus são lançados no inferno. O Novo Testamento descreve o inferno como um lugar: um forno (Matt 13:42,50), um lago de fogo (Ap 19:20, 20:14-15; 21:8), e uma prisão (Ap 20:7) . Os ímpios estão presos aqui para que eles não possam prejudicar o povo de Deus (Mt 5:25-26; 13:42, 50; 18:34; Judas 6 Rev 20:14-15).

Enquanto a parábola de Lázaro e o homem rico ocorre no Hades, o estado intermediário, e não Gehenna, ele faz prenunciar o último. Jesus diz que um abismo intransponível espacial separa esses dois para que ninguém possa “cruzar de lá” (Lucas 16:26). A visão deJoão em Apocalipse 21 da nova cidade em uma montanha alta confirma essa separação entre os abençoados e os condenados após o dia do juízo. Conseqüentemente, a Escritura não fornece nenhuma garantia para essas imagens do júbilo dos justos na tortura dos condenados. A profecia de Isaías 66:24, que tem sido tão usada, não se refere a este acontecimento escatológico, pois a ressurreição do corpo não ocorreu.

4. Os pecadores sofrem penalidades no inferno. Jesus acentua repetidamente o horror do inferno: “se o teu olho te faz tropeçar, arranca-o... É melhor entrar na vida com um só olho do que ser jogado no fogo do inferno” (Mt 18:9). Enquanto a Escritura permanece reticente sobre o específico tormento para o impenitente, certas dimensões são claras.


No juízo final, Deus vai declarar: “Eu não te conheço ... Afasta de mim, vós que sois malditos, para o fogo eterno” (Mt 25:12,41). Os ímpios no inferno são excluídos da presença amorosa de Deus e a “vida” para que os seres humanos como foi originalmente criado (João 5:29). Os condenados são “jogados fora, nas trevas” (Mt 8:12; 22:13). Consequentemente, esta “segunda morte” (Ap 21:8) é uma existência inútil e arruinada (Matt 25:30, Lucas 9:25, João 3:16-18, 2 Tessalonicenses 1:9; 2 Pedro 2:12; Judas 12 ; Rev 21:8). O pecado tem completamente apagado todas as virtudes. Os réprobos tornaram-se obstinados em sua rebelião contra Deus, como “animais irracionais” (Judas 10,13; 2 Pedro 2:12-22). Conseqüentemente, as portas do inferno pode ser trancada por dentro, como CS Lewis observa.

No inferno, os condenados recebem sua devida retribuição para “fazer as coisas, enquanto no corpo” (2 Col 5:10, 2 Pedro 2:13, Judas 15 Apocalipse 14:9-11). O “verme imorredouro” tem sido muitas vezes interpretado como tormento interior da alma, cobiça e luto do que foi perdido (Marcos 9:48). Esse arrependimento é agravado desde o réprobo não estão arrependidos, mas fechado em sua rebelião. Mas vermes da sepultura e escuridão também são imagens comuns de um destino desprezível. Escritura sugere que existem graus de punição no inferno. Aquele “que não sabe e faz coisas que merecem a punição será açoitado com poucos golpes.” Mais grave é a punição devida para os rebeldes que estavam “com muito confiada” (Marcos 12:40, Lucas 12:48).

Aniquilacionismo e a Extensão do Inferno. A extensão do inferno tem ocasionado muita discussão em estudos recentes. Há três pontos principais de discórdia. Alguns aniquilacionistas têm argumentado que a imagem bíblica de um fogo consumidor, destruição implica a cessação da vida (Stott). No entanto, imagens de Jesus sobre o inferno não são descrições literais, mas metáforas. Elas são mutuamente exclusivas, se tomado literalmente, o fogo do inferno luta com a sua “completa escuridão”. Na literatura intertestamental a imagem metafórica de um incêndio poderia sugerir aniquilação ou o castigo eterno, mostrando a inconclusão desse argumento.

Alguns aniquilacionistas têm argumentado que quando o adjetivo grego para eterna, aionios, é usado com substantivos de ação, refere-se a uma ocorrência com resultados eternos, e não um processo eterno (Fudge). “Punição eterna”, argumenta-se , denota um castigo que ocorre uma vez com resultados eternos. No entanto, contrafactuais disputa este argumento. O pecado eterno (Marcos 3:29), por exemplo, não é apenas um pecado, mas uma ação que debilita irremediavelmente para uma só pecados. Da mesma forma, a salvação eterna (aionios soteria) não se refere exclusivamente à obra de Cristo há muito tempo, e, assim, impede a sua manutenção e preservação de presença. A Escritura descreve os crentes, mesmo na era por vir, como existentes “em Cristo” (Rm 8:1; Ef 1:13; Col 2:6-7; 2 Tm 2:10). Então aionios soteria refere-se a eterna salvação de Cristo a salvação dos bem-aventurados, uma ação que é eterna, assim como final.

Em Mateus 25:46 Jesus diferencia os dois futuros da vida eterna e castigo eterno, usando o mesmo adjetivo para cada um, aionios. Na mente de Jesus, ao que parece, a extensão de cada futuro é idêntica. Se a existência de o justo é interminável, assim também é a existência dos ímpios. Outras declarações sugerem a mesma conclusão. Jesus ensina que “quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele” (João 3:36). Contanto que a ira de Deus permaneca sobre eles, os condenados devem existir. A imagem de Jesus sobre o inferno é como um lugar onde “o seu verme não morre e o fogo não se apaga” (Marcos 9:48) indica que esta manifestação da ira de Deus é infinita. Outras passagens do Novo Testamento reiteram um alerta terrível de Jesus, descrevendo o inferno como “tormento eterno.” Mesmo os aniquilacionistas admitem a dificuldade de tais textos para a sua posição.

Objeções para o inferno. O inferno é uma realidade terrível. Assim como Cristo chorou sobre Jerusalém, os crentes são similarmente perturbado e angustiado por este destino dos perdidos. Alguns levantaram sérios desafios para a realidade do inferno.

Uma dificuldade perene diz respeito à relação entre o amor e a santidade de Deus: Como poderia um Deus amoroso rejeitar para sempre a criatura que ele ama? Esta questão assume que a criatura é o maior bem intrínseco, mesmo para Deus. Mas o bem maior para o Deus da Escritura não é a humanidade. A humanidade foi criada por Deus, e não pode ser definida em termos em si mesmo; nós existimos para glorificar a Deus (Salmo 73:24-26, Rm 11:36, 1 Coríntios 10:31; Col 1:16). Certamente Deus ama a criatura; a própria criação reflete o amor gratuito de Deus. Mas desde que o amor de Deus é completo em si mesmo, mesmo antes da criação, a criatura não pode ser presumida como seu primeiro e único fim. Nem pode o caráter do amor de Deus ser decidido a priori, mas somente pela revelação. Conseqüentemente, a advertência de Jesus da ira vindoura (Mt 25:31,41,46) deve ser aceita como uma possibilidade inerente do amor de Deus.

Alguns reconhecem a retribuição, mas pergunta por que os maus são eternamente mantidos em existência a sofrer. Visto que o orgulho é a dívida verdadeira do pecador para com Deus, o juiz, mais uma vez esta questão deve ser respondida examinando o trabalho sacerdotal de Cristo da propiciação. Na cruz, Deus em Cristo se tornou nosso substituto para suportar o castigo pelos nossos pecados, assim como “para ser justo e aquele que justifica o homem que tem fé em Jesus” (Rm 3:26;. Cf Col 2 5:21; 1 Pedro 2:24). O Deus-homem propiciou o nosso pecado. Este fato, que Deus, o Juiz, o “Senhor da glória” ele mesmo (1 Cor 2:8), aceitou a punição devida a nós, sugere que a pena para o pecado contra o Infinito é infinito.

As questões permanecerão, mas os cristãos conhecem pessoalmente o amor de Deus em Jesus Cristo e essa certeza é mais importante do que saber extamente a verdade sobre a punição dos ímpios, pois queremos a recompensa dos justos! 



fonte: biblioteca bíblica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

aguarde que em breve estaremos respondendo